Bem-vindo

Seja bem-vindo ao blog da empresa Kika Abud - Arte em Personalizar

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Maio: mês das noivas?

Mais uma curiosidade sobre o mundo dos casamentos...
No Brasil, todos dizem que maio é o mês das noivas, mas por quê?

Ao longo da história, foram criadas diversas superstições sobre o tempo certo para se casar.
De todos os meses do ano, maio era considerado o de menos sorte por inúmeras razões:

A superstição surgiu na Roma Antiga, porque maio era o mês do festival Bona Dea, da Deusa da Castidade. Casando-se neste mês, a possibilidade de começar uma família era considerada menor.

 Nos tempos pagãos do início do verão, em maio, era quando o festival de Beltane era celebrado com orgias ao ar livre. Por isso, um momento inoportuno para começar a vida de casados.

Com as transformações trazidas pelo cristianismo, esta foi uma tradição que sofreu modificações e o mês de maio passou a ser considerado propício aos casamentos.  Alguns fatores explicam esta transformação:
- Na Grécia, o primeiro banho do ano era tomado em Abril, após o rigoroso inverno europeu, portanto em Maio as noivas ainda encontravam-se limpas.
- Há também uma explicação religiosa: maio é para os católicos o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus, e por isso o favorito das noivas católicas.
- Na Europa e EUA o mês de Maio é a plenitude da primavera, ou seja, época de muitas flores para serem usadas na decoração e clima ideal para quem não gosta de se casar com neve ou com muito calor.

Também no Brasil maio é considerado o Mês das Noivas.

O título de “Maio mês das Noivas” deve ter se dado com o passar dos tempos por diversos fatores, especialmente o religioso por sermos um país de maioria católica e pela “importação” de costumes europeus. Mas a verdade é que Maio não é o mês com maior número de matrimônios no Brasil.

Muito interessante né?!
Nós adoramos, e vocês?


Até amanhã com mais uma curiosidade...